Na última segunda-feira, 6 de fevereiro, foi comemorado o 1º ano de existência da Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA), organização de cunho associativo empresarial com missão de representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio para cuidar do crescimento dos negócios da indústria alimentícia e de entretenimento.
Realizado no renomado Bar das Patroas, localizado na região do Itaim Bibi em São Paulo, o coquetel conseguiu estreitar os relacionamentos com autoridades, nomes da gastronomia, empresariado, patrocinadores, parceiros e amigos, além da imprensa e influencers, para que compreendam a missão da APRESSA.
O coquetel foi um marco histórico para o setor:
“Quando falamos do setor de restaurantes, bares, eventos, casas noturnas e afins, falamos de uma busca constante por reinvenção da experiência dos consumidores. E o que estamos fazendo hoje é histórico. Pela primeira vez na história estamos juntando todos os setores para falar de relacionamento, soluções e desafios que enfrentamos todos os dias. Agradeço pela presença e parceria de todos, especialmente nossos patrocinadores, apoiadores e associados. Juntos, somos mais forte!”
comenta Cesar Roberto Ferreira, Presidente da APRESSA.
A Apressa, está empenhada em dar a segurança para o segmento, juntamente com órgãos públicos, visando uma normativa própria para este segmento, que atualmente temos regras normativas únicas por segmento.
• Bares, Restaurantes e Casas Noturnas
“Apressa está comprometida em garantir segurança para o setor de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, trabalhando em conjunto com órgãos públicos para criar normativas específicas para este segmento, que hoje conta com regras únicas por segmento. A segurança é fundamental com os protocolos sanitários e a lei 13.425/2017 estabelece as principais normas de segurança em estabelecimentos com aglomeração de pessoas. Além disso, existe uma série de documentações e quesitos legais para o funcionamento adequado de Bares e Restaurantes, incluindo certificados de saúde, manual de boas práticas, regulamentos estaduais e registros comerciais. A Apressa buscará realizar estudos adicionais e obter posicionamento de órgãos públicos para alcançar seu objetivo de criar normativas próprias para o setor.”
comenta Eliana, da contabilidade Capital Company
Foi enfatizado a importância do relacionamento e desenvolvimento de networking e união do setor.
“O sucesso não é medido apenas pelo que você conquista, mas também pelo impacto que tem nas vidas das pessoas que você toca e pelas conexões que você constrói ao longo do caminho. Investir em relacionamentos e em seu networking é essencial para o crescimento pessoal e profissional. meu agradecimento ao cesar, pois, sem ele a frente da apressa, não estaríamos aqui hoje. muito obrigado!”
comenta Nei Jorge, Vice-Presidente do sindicato Sindesbar, diretor CNTUR e sócio do Habibs.
Experiências exclusivas para os convidados
Durante o coquetel, realizado estrategicamente em uma segunda-feira (dia de folga dos principais comércios do setor), os convidados também puderam desfrutar de atrações especiais, como curtir as músicas mais badaladas com o DJ Andrey, conhecer a nova versão 2023 do Modelo 320I da BWM, e experiência descontraída no bar com drinks e bebidas de marcas parceiras, como a Burlone, produtora de Gin, St Pierre, marca de drinks e mixers, Belvedere, produtora de Vodka, D’Gusta Cachaças, produtora de drinks com cachaça, Marquesa de Santos, especializados em sucos integrais de uva, além da Heineken e da Johnny Walker, que envolveu a todos com o lançamento do novo Johnny Walker Blond.
Propostas inovadoras prometem criar disrupção no setor
Além do clima de festa e networking, o coquetel também promoveu temáticas sérias e importantes para o setor, com benefícios diretos para todos os associados através de soluções compatíveis com as demandas atuais.
Buscando aumentar a mão de obra qualificada no segmento, o evento contou com a presença do SENAC São Paulo, empresa que já capacitou mais de 1 milhão de profissionais em cerca de 8 mil organizações. Graziele Caloni, representante da gerência do Atendimento Corporativo da Instituição, reforçou a importância de cursos acessíveis e modernos para a mão de obra do segmento. Para conhecer mais sobre todos os recursos do SENAC, acesse www.sp.senac.br/corporativo.
A Meep, patrocinadora do evento que conta com soluções tecnológicas para restaurantes, bares, eventos e casas noturnas, também esteve presente apresentando os seus produtos físicos e digitais. Daniel Quaresma, representante da Meep, aproveitou o encontro e apresentou soluções da empresa como caixa móvel, cardápio digital, totens de atendimento, cartões cashless e muitos mais. Conheça mais sobre a Meep através do site www.meep.com.br.
Um dos grandes desafios do setor é fazer uma gestão profissional e financeira correta dos funcionários. Por esse motivo, o encontro contou a participação da Closeer, patrocinadora do evento e empresa que desenvolve plataformas de gestão e pagamento de mão de obra. Fernando Ferreira, sócio e fundador da Closeer, explicou como sua plataforma pode facilitar a contratação de funcionários, diminuir o absenteísmo, afastamento e licenças, gerenciar as folgas e pagamentos mensais e bônus das empresas. Visite o site para conhecer mais: https://closeer.work/campanhas/apressa/
Além disso, o encontro recebeu uma rica apresentação do Bar Academy da Diageo, empresa de bebidas premium nº 1 do mundo que oferece treinamentos e cursos, novidades sobre bares, tendências de coquetelaria, inspiração para drinks, e uma rede global de especialistas para a capacitação profissional da mão de obra de bares, restaurantes e eventos. André Bueno, Head de Conteúdo e Treinamento da Diageo, trouxe benefícios e soluções do Bar Academy, além de apresentar o lançamento da Johnny Walker, o Johnny Walker Blond. Conheça mais em www.diageobaracademy.com.
Campanha inovadora contra o assédio sexual
Um dos destaques da noite foi a apresentação da nova campanha contra o assédio sexual em estabelecimentos do setor. Desenvolvido e apresentado pela APRESSA, a campanha ‘Maria: Bebidas para a segurança das mulheres’, conta com uma série de comunicações e iniciativas que visam tornar os estabelecimentos lugares seguros para as mulheres.
“Quero propor que nós, associados, tenhamos uma única comunicação: a ideia de criar um ‘drink fake’ com um mesmo nome que todas as casas de associados vão trabalhar. Gostaria de propor isso para todos e também convidar todas as indústrias que estão aqui para serem patrocinadoras do drink.”
comenta Pedro Rabelo Casarin, Conselheiro Fiscal da APRESSA ao lado de Cesar Roberto Ferreira, Presidente da APRESSA.
A campanha funciona da seguinte maneira: Se uma mulher estiver se sentindo em alguma situação de risco dentro desse estabelecimento, ela poderá dirigir-se a qualquer funcionário e pedir pelo Drink da Maria. Após isso, o estabelecimento seguirá um protocolo de segurança e todos os funcionários estarão devidamente treinados para auxiliá-la e protege-la com sigilo e segurança.
Além disso, A Ferreira Lima Pompei Advogados, no papel de Jurídico da APRESSA, está trabalhando para encaminhar a todos os associados um memorando referente a recente legislação do Estado de São Paulo sobre à proteção das mulheres, publicada no Diário Oficial, no dia 4 de fevereiro de 2022, onde os donos de bares/restaurantes passarão a ter um papel ainda mais ativo no auxílio à proteção da mulher.
Agradecimento aos patrocinadores e apoiadores
A realização do evento foi possível e foi ainda mais importante por conta da presença das marcas parceiras da APRESSA: Meep, Johnny Walker, Diageo, Heineken, Linguiçaria do Chef, Closeer, BMW, Fantastic Brindes, Burlone London Dry Gin, St. Pierre, Coco Leve, Capcana Hotel, D’Gusta Cachaçaria, EasyIce, Inove Higiene, The São Paulo Guide, Restin, Marquesa de Santos, Dona Lourdes, SENAC São Paulo e PrimeCater. A APRESSA agradece a parceria dos patrocinadores, apoiadores e associados neste momento tão especial.
Agradecemos ainda a nossa Cerimonialista Lívia Cortinóvis.
Sobre a APRESSA
Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA), organização de cunho associativo empresarial com missão de representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio para cuidar do crescimento dos negócios da indústria alimentícia e de entretenimento.
A organização possui benefícios exclusivos para associados, como divulgações em canais de comunicação, cursos, treinamento e capacitações em geral, reuniões de networking com outros associados e parceiros, atendimento personalizado e muito mais.
Diretoria da APRESSA: Presidente: Cesar Roberto Macedo Ferreira, Vice-Presidente: Tiago Nascimento, Secretário Geral: Eduardo Bianco Barbeiro, Tesoureiro: Marco Antonio Argiona, Conselheiros Fiscais: Fernando Sauceda, Roberto de Lima Jesus, Filipi Goschrman, Denis Endo Nicolini, Leon Sojfer e Pedro Rabelo Casarin.
Conheça mais sobre a APRESSA em www.apressa.com.br.