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sábado, agosto 2, 2025
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Coquetel de Aniversário APRESSA movimenta setor de entretenimento e conta com renomados nomes da Indústria de Bares, Restaurantes e Eventos

Na última segunda-feira, 6 de fevereiro, foi comemorado o 1º ano de existência da Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA), organização de cunho associativo empresarial com missão de representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio para cuidar do crescimento dos negócios da indústria alimentícia e de entretenimento.

Realizado no renomado Bar das Patroas, localizado na região do Itaim Bibi em São Paulo, o coquetel conseguiu estreitar os relacionamentos com autoridades, nomes da gastronomia, empresariado, patrocinadores, parceiros e amigos, além da imprensa e influencers, para que compreendam a missão da APRESSA.

O coquetel foi um marco histórico para o setor:

“Quando falamos do setor de restaurantes, bares, eventos, casas noturnas e afins, falamos de uma busca constante por reinvenção da experiência dos consumidores. E o que estamos fazendo hoje é histórico. Pela primeira vez na história estamos juntando todos os setores para falar de relacionamento, soluções e desafios que enfrentamos todos os dias. Agradeço pela presença e parceria de todos, especialmente nossos patrocinadores, apoiadores e associados. Juntos, somos mais forte!”

comenta Cesar Roberto Ferreira, Presidente da APRESSA.

A Apressa, está empenhada em dar a segurança para o segmento, juntamente com órgãos públicos, visando uma normativa própria para este segmento, que atualmente temos regras normativas únicas por segmento.


• Bares, Restaurantes e Casas Noturnas

“Apressa está comprometida em garantir segurança para o setor de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, trabalhando em conjunto com órgãos públicos para criar normativas específicas para este segmento, que hoje conta com regras únicas por segmento. A segurança é fundamental com os protocolos sanitários e a lei 13.425/2017 estabelece as principais normas de segurança em estabelecimentos com aglomeração de pessoas. Além disso, existe uma série de documentações e quesitos legais para o funcionamento adequado de Bares e Restaurantes, incluindo certificados de saúde, manual de boas práticas, regulamentos estaduais e registros comerciais. A Apressa buscará realizar estudos adicionais e obter posicionamento de órgãos públicos para alcançar seu objetivo de criar normativas próprias para o setor.”

comenta Eliana, da contabilidade Capital Company

Foi enfatizado a importância do  relacionamento e desenvolvimento de networking e união do setor.

 

“O sucesso não é medido apenas pelo que você conquista, mas também pelo impacto que tem nas vidas das pessoas que você toca e pelas conexões que você constrói ao longo do caminho. Investir em relacionamentos e em seu networking é essencial para o crescimento pessoal e profissional. meu agradecimento ao cesar, pois, sem ele a frente da apressa, não estaríamos aqui hoje. muito obrigado!”

comenta Nei Jorge, Vice-Presidente do sindicato Sindesbar, diretor CNTUR e sócio do Habibs.

Experiências exclusivas para os convidados

Durante o coquetel, realizado estrategicamente em uma segunda-feira (dia de folga dos principais comércios do setor), os convidados também puderam desfrutar de atrações especiais, como curtir as músicas mais badaladas com o DJ Andrey,  conhecer a nova versão 2023 do Modelo 320I da BWM, e experiência descontraída no bar com drinks e bebidas de marcas parceiras, como a Burlone, produtora de Gin, St Pierre, marca de drinks e mixers, Belvedere, produtora de Vodka, D’Gusta Cachaças, produtora de drinks com cachaça, Marquesa de Santos, especializados em sucos integrais de uva, além da Heineken e da Johnny Walker, que envolveu a todos com o lançamento do novo Johnny Walker Blond.

Propostas inovadoras prometem criar disrupção no setor

Além do clima de festa e networking, o coquetel também promoveu temáticas sérias e importantes para o setor, com benefícios diretos para todos os associados através de soluções compatíveis com as demandas atuais.

Buscando aumentar a mão de obra qualificada no segmento, o evento contou com a presença do SENAC São Paulo, empresa que já capacitou mais de 1 milhão de profissionais em cerca de 8 mil organizações. Graziele Caloni, representante da gerência do Atendimento Corporativo da Instituição, reforçou a importância de cursos acessíveis e modernos para a mão de obra do segmento. Para conhecer mais sobre todos os recursos do SENAC, acesse www.sp.senac.br/corporativo.

A Meep, patrocinadora do evento que conta com soluções tecnológicas para restaurantes, bares, eventos e casas noturnas, também esteve presente apresentando os seus produtos físicos e digitais. Daniel Quaresma, representante da Meep, aproveitou o encontro e apresentou soluções da empresa como caixa móvel, cardápio digital, totens de atendimento, cartões cashless e muitos mais. Conheça mais sobre a Meep através do site www.meep.com.br.

Um dos grandes desafios do setor é fazer uma gestão profissional e financeira correta dos funcionários. Por esse motivo, o encontro contou a participação da Closeer, patrocinadora do evento e empresa que desenvolve plataformas de gestão e pagamento de mão de obra. Fernando Ferreira, sócio e fundador da Closeer, explicou como sua plataforma pode facilitar a contratação de funcionários, diminuir o absenteísmo, afastamento e licenças, gerenciar as folgas e pagamentos mensais e bônus das empresas. Visite o site para conhecer mais: https://closeer.work/campanhas/apressa/

Além disso, o encontro recebeu uma rica apresentação do Bar Academy da Diageo, empresa de bebidas premium nº 1 do mundo que oferece treinamentos e cursos, novidades sobre bares, tendências de coquetelaria, inspiração para drinks, e uma rede global de especialistas para a capacitação profissional da mão de obra de bares, restaurantes e eventos. André Bueno, Head de Conteúdo e Treinamento da Diageo, trouxe benefícios e soluções do Bar Academy, além de apresentar o lançamento da Johnny Walker, o Johnny Walker Blond. Conheça mais em www.diageobaracademy.com.

Campanha inovadora contra o assédio sexual

Um dos destaques da noite foi a apresentação da nova campanha contra o assédio sexual em estabelecimentos do setor. Desenvolvido e apresentado pela APRESSA, a campanha ‘Maria: Bebidas para a segurança das mulheres’, conta com uma série de comunicações e iniciativas que visam tornar os estabelecimentos lugares seguros para as mulheres.

“Quero propor que nós, associados, tenhamos uma única comunicação: a ideia de criar um ‘drink fake’ com um mesmo nome que todas as casas de associados vão trabalhar. Gostaria de propor isso para todos e também convidar todas as indústrias que estão aqui para serem patrocinadoras do drink.”

comenta Pedro Rabelo Casarin, Conselheiro Fiscal da APRESSA ao lado de Cesar Roberto Ferreira, Presidente da APRESSA.

A campanha funciona da seguinte maneira: Se uma mulher estiver se sentindo em alguma situação de risco dentro desse estabelecimento, ela poderá dirigir-se a qualquer funcionário e pedir pelo Drink da Maria. Após isso, o estabelecimento seguirá um protocolo de segurança e todos os funcionários estarão devidamente treinados para auxiliá-la e protege-la com sigilo e segurança.

Além disso, A Ferreira Lima Pompei Advogados, no papel de Jurídico da APRESSA, está trabalhando para encaminhar a todos os associados um memorando referente a recente legislação do Estado de São Paulo sobre à proteção das mulheres, publicada no Diário Oficial, no dia 4 de fevereiro de 2022, onde os donos de bares/restaurantes passarão a ter um papel ainda mais ativo no auxílio à proteção da mulher.

Agradecimento aos patrocinadores e apoiadores

A realização do evento foi possível e foi ainda mais importante por conta da presença das marcas parceiras da APRESSA: Meep, Johnny Walker, Diageo, Heineken, Linguiçaria do Chef, Closeer, BMW, Fantastic Brindes, Burlone London Dry Gin, St. Pierre, Coco Leve, Capcana Hotel, D’Gusta Cachaçaria, EasyIce, Inove Higiene, The São Paulo Guide, Restin, Marquesa de Santos, Dona Lourdes, SENAC São Paulo e PrimeCater. A APRESSA agradece a parceria dos patrocinadores, apoiadores e associados neste momento tão especial.

Agradecemos ainda a nossa Cerimonialista Lívia Cortinóvis.

Sobre a APRESSA

Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA), organização de cunho associativo empresarial com missão de representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio para cuidar do crescimento dos negócios da indústria alimentícia e de entretenimento.

A organização possui benefícios exclusivos para associados, como divulgações em canais de comunicação, cursos, treinamento e capacitações em geral, reuniões de networking com outros associados e parceiros, atendimento personalizado e muito mais.

Diretoria da APRESSA: Presidente: Cesar Roberto Macedo Ferreira, Vice-Presidente: Tiago Nascimento, Secretário Geral: Eduardo Bianco Barbeiro, Tesoureiro: Marco Antonio Argiona, Conselheiros Fiscais: Fernando Sauceda, Roberto de Lima Jesus, Filipi Goschrman, Denis Endo Nicolini, Leon Sojfer e Pedro Rabelo Casarin.

Conheça mais sobre a APRESSA em www.apressa.com.br.

Drink da Maria: Bebidas para a segurança das mulheres

A APRESSA, Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio, tem o prazer de anunciar a criação da campanha “Drink da Maria: Bebidas para a segurança das mulheres”. A campanha é uma resposta à recente Lei 17.621/2023 sancionada pelo governo de São Paulo, que obriga bares e boates a agir em situações de violência contra mulheres.

A APRESSA está trabalhando em estreita colaboração com bares e boates participantes para oferecer um drink chamado “Maria”. As mulheres que se sentirem em perigo podem pedir esse drink ao estabelecimento como um sinal de que precisam de ajuda. A equipe do bar então entrará em ação para garantir a segurança da cliente.

A campanha também inclui uma forte presença nas mídias sociais, eventos de lançamento em bares selecionados e colaborações com influenciadores para divulgar a iniciativa. A APRESSA espera alcançar 1 milhão de visualizações nas mídias sociais em 2 meses e ter pelo menos 50% dos bares e boates participantes oferecendo o drink “Maria” em 3 meses.

A APRESSA acredita firmemente na importância da lei e da iniciativa de combate à violência contra mulheres. A campanha “Maria” é uma forma de envolver o público, os estabelecimentos e a mídia em torno da causa e garantir a segurança das mulheres.

Estamos ansiosos para trabalhar com todos vocês na divulgação dessa campanha importante e esperamos gerar uma discussão positiva na mídia e nas redes sociais sobre a importância da lei e da iniciativa de combate à violência contra mulheres.

Nayara Tracanella e a Ana Lara Scaliante, advogadas da APRESSA prestaram entrevista a Band News para falar sobre a lei e o lançamento do Drink da Maria, confira:

APRESSA cria campanha de auxílio a mulheres | BandNews TV

Carnaval 2023: Reunião na Sub Prefeitura de Pinheiros trata questões importantes

Com o objetivo de garantir o sucesso da festividade, a APRESSA esteve presente na reunião realizada NO DIA 08/02/2023, na Sub Prefeitura de Pinheiros, através da representação da advogada Nayara Tracanella. O objetivo era tratar de questões burocráticas relacionadas à realização do carnaval na região.

Durante a reunião, foram abordados temas importantes como segurança pública, distribuição de banheiros químicos, presença de ambulantes e horários de funcionamento dos estabelecimentos. A preocupação com a ausência de policiamento foi resolvida com a promessa de uma fiscalização mais efetiva e presença policial na ZAI durante o carnaval. Para a questão da quantidade de banheiros químicos, foi acordado que serão distribuídos cerca de 1.300 banheiros na região.

A presença de ambulantes também foi discutida, e ficou decidido que eles não poderão circular dentro da ZAI. Além disso, medidas serão tomadas para coibir a exposição e venda de produtos por terceiros, com a utilização do disk denúncia 156 ou do aplicativo “SP156”. Também foi acordado que bares e restaurantes não poderão vender bebidas em garrafas de vidro, e que os foliões não poderão entrar na ZAI com isopor com bebidas e caixa de som.

Já sobre o horário de funcionamento dos estabelecimentos, não haverá mudanças e ocorrerá como nos anos anteriores. Dois estacionamentos específicos serão disponibilizados para praças de alimentação, e haverá apenas a apresentação de 1 bloco infantil.

A reunião foi considerada produtiva, com participação ativa dos presentes e definição de medidas para solucionar questões apresentadas. A Apressa segue comprometida em ajudar os empresários a implementar as decisões tomadas e garantir o sucesso do carnaval 2023 na região de Pinheiros.

Associação de donos de balada comemora 1 ano e querem convenção específica para o setor

Cerca de 80 empresários participam do conglomerado que foi criado durante a pandemia para dialogar com o setor público.

Ouça a entrevista com a jornalista Gabi Tricanico.

Fonte: A Guardiã Da Notícia

Governo de SP sanciona lei que obriga bares e boates a agir em situações de violência contra mulheres

A Lei 17.621/2023 começa a valer a partir deste sábado (4) e visa garantir que vítimas em situação de agressão ou assédio sexual sejam rapidamente amparadas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta sexta-feira (3) uma lei que obriga bares, restaurantes e boates a ajudar mulheres que estejam sofrendo alguma situação de violência nos locais.

O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em dezembro do ano passado e será publicado neste sábado (4) no Diário Oficial.

A lei torna obrigatória a capacitação dos funcionários de bares, restaurantes, boates e casas noturnas para identificar e combater casos de assédio sexual e violência contra mulheres.

A lei visa garantir que as vítimas sejam rapidamente amparadas, a exemplo do protocolo de Barcelona, que foi implementado pela boate onde uma mulher denunciou o jogador Daniel Alves, na Espanha.

O auxílio à mulher deverá ser prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um acompanhante até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia.

Os estabelecimentos também deverão fixar cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer outro ambiente, informando a disponibilidade do local para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco.

Alguns bares em São Paulo já possuem cartazes que são colocados no banheiro feminino orientando possíveis vítimas a acionar um funcionário do local pedindo um drinque que não consta no cardápio.

Fonte: G1

Release Aniversário APRESSA

A Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio especializada em cuidar do crescimento do seu negócio.

Construindo uma entidade de liderança, representatividade e fortalecendo as conexões.

O Coquetel de Aniversário da Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins (APRESSA) está chegando! Com data marcada para 06/02/23, a partir das 19h30, no Bar das Patroas, o evento promete ser um marco na história da APRESSA, reunindo empresários, parceiros, apoiadores, patrocinadores, associados, influencers, imprensa e entidades públicas.

A APRESSA é uma organização de cunho associativo empresarial com missão de representar, desenvolver e aprimorar uma rede de apoio para cuidar do crescimento dos negócios do segmento de bares, restaurantes, eventos, casas noturnas, similares e afins. A APRESSA busca construir uma entidade de liderança, representatividade e fortalecimento das conexões.

O Coquetel tem como objetivo principal estreitar os relacionamentos com autoridades, nomes da gastronomia, empresariado, patrocinadores, parceiros e amigos, além da imprensa e influencers, para que compreendam a missão da APRESSA. Durante o evento, será apresentada a programação de próximos eventos e ações da associação.

+ 80 associados

DATA: 06/02

HORÁRIO: a partir das 19h30

LOCAL: Bar das Patroas

PÚBLICO
Empresários
Respectivos parceiros, apoiadores, patrocinadores e associados da associação.
Empresários do segmento de hospedagem, gastronomia, casas noturnas e entretenimento.

Entidades públicas
Presidente de sindicatos, associações, prefeituras, entidades públicas e privadas.

Influencer e Imprensa
Profissionais para agregar conteúdo e maior visibilidade do Projeto e automaticamente dos parceiros presentes no
coquetel.

Atenciosamente,

APRESSA.

PERSE: A necessidade de judicialização para garantia do direito de adesão ao programa

Como tentativa de mitigar os efeitos econômicos causadas em decorrência das
restrições de distanciamento social gerado pela pandemia da COVID-19, no dia
03 de maio de 2021 houve a edição da Lei nº 14.148, que criou o Programa
Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, conhecido como PERSE.


O objetivo de tal programa é colaborar com os empresários dos setores mais
afetados, em razão da necessidade de distanciamento social, como bares e
restaurantes, motivo pelo qual se estabeleceu benefícios fiscais para o retorno das
atividades e recuperação da empresa.


Dentre esses benefícios é possível mencionar a possibilidade de renegociações de
dívidas fiscais; previsão de indenização em quantias de dinheiro para empresas
com redução superior a 50% do faturamento entre 2019 e 2020; linhas de crédito
especiais; redução a zero, por 60 (sessenta) meses, das alíquotas do IRPJ, CSLL e
contribuição ao PIS e COFINS por até 60 (sessenta) meses.


Para regularização dos termos, a Lei 14.148/2021, em seu artigo 4, delegou ao
Ministério da Economia a competência para definir, taxativamente, os códigos da
Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que estariam aptos aos
benefícios do PERSE, o que foi feito, originalmente, pela Portaria ME nº 7.163/2021
de 03 de maio de 2021.


Contudo, em determinado ato, o Ministério da Economia extrapolou os limites
administrativos ao publicar duas listas de anexos separadas pelos CNAEs, passando
exigir de empresas de prestação de serviços turísticos, conforme o art. 21 da Lei nº11.771, prévio cadastro no CADASTUR, sendo que, anteriormente, esse cadastro era
facultativo pelo setor de turismo.


Tanto não bastasse, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa nº 2.114
(outubro de 2022) que, visando a regulamentação do PERSE, repetiu a obrigação
do cadastro prévio das empresas interessadas no CADASTUR como uma das
condições para conceção dos benefícios, bem como restringiu, em seu artigo 2º,
as expressões “direta ou indiretamente”, levando a uma interpretação reduzida
quanto as empresas beneficiadas.


Por fim, inobstante as restrições ilegais, no final de dezembro de 2022 ocorreram
duas grandes movimentações na Lei do PERSE, por meio da Medida Provisória nº
1.147/2022, publicada em 21 de dezembro de 2022 e da Portaria de nº 11.266 de
29 de dezembro de 2022, conforme se demonstra a seguir:


• A medida Provisória nº 1.147/2022 alterou o parágrafo 4º da Lei 14.148/2021,
incluindo cinco novos parágrafos sobre a redução a 0% das alíquotas de
IRPJ, CSLL, PIS e Cofins pelo prazo de 60 (sessenta) meses, definindo como
beneficiários do PERSE as pessoas jurídicas pertencentes ao setor de eventos
nas atividades relacionadas em ato (Portaria) do Ministério da Economia.


• Além disso, outro efeito negativo para o contribuinte é que, a partir de 1 de
abril de 2023, as empresas optantes pelo Lucro Real que até então já são
beneficiárias do programa serão impedidas de apurar os créditos de
PIS/COFINS decorrentes das atividades do setor de eventos e semelhantes.


As demais alterações entraram em vigor em sua publicação dia 21 de dezembro
de 2022, trazendo uma controversa jurídica, pois, mais uma vez, parece que houve-a restrição do alcance do benefício fiscal, o que acaba dificultando ainda mais o
acesso das empresas ao PERSE.

Por sua vez, a Portaria de nº 11.266 trouxe duas novas restrições que impactam
diretamente várias empresas que, inicialmente, estavam abarcadas na legislação
inicial que determinou os benefícios, vez que:


• Determinou uma drástica redução na relação de CNAEs beneficiados pela
redução de alíquota a 0%, caindo de 88 (oitenta e oito) para 38 (trinta e oito)
atividades beneficiadas pela Lei do PERSE, sendo uma restrição de 24 (vinte
e quatro) CNAEs para o setor de eventos e 14 (quatorze) CNAEs para o setor
de turismo.


Ou seja, empresas de diversos setores que até então eram beneficiadas, como
lanchonetes, bares, clubes, serviços de bufê, atividades de apoio à pesca e
fabricação de vinho, instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários
embutidos, entre outros, perderam o acesso aos benefícios antes estabelecidos em
Lei, assim, com essa alteração foram excluídos


• Também utilizou uma linguagem restritiva quanto aos setores abrangidos e
quais receitas estariam beneficiadas pelo PERSE.
Nessa toada, é possível identificar várias ocasiões nas quais os atos infralegais
acabam por extrapolar o seu limite regulamentador e criam, indevidamente,
requisitos, condições e limitações aos contribuintes.
Afinal, se o PERSE foi idealizado com o propósito de auxiliar o setor de eventos na
retomada da economia para mitigar as perdas causadas pela pandemia causada pela Covid-19, as restrições aos benefícios devem ser cuidadosas e sempre no limite
da lei.


Portanto, reforça-se a necessidade de judicialização de pedidos de inclusão das
empresas no Programa de Programa Emergencial de Retomada do Setor de
Eventos, tendo em vista a finalidade de criação da Lei e assegurar os direitos
adquiridos pelos contribuintes.


Assim sendo, para que haja a efetivação dos direitos adquiridos, é imprescindível
que os contribuintes busquem o Poder Judiciário para garantirem o direito de
adesão ao PERSE e aproveitar dos amplos benefícios fiscais fornecidos pelo
Programa, afastando ilegalidades e restrições indevidas.


A equipe Ferreira Lima Pompei Advogados está sempre atenta às decisões dos
Tribunais, bem como as novidades e mudanças legislativas, e está pronta para
auxiliar os contribuintes, com fito de resguardar seus direitos da melhor maneira
possível.


Jean Carlos de Marins Candido é estagiário na Ferreira Lima Pompei Advogados.
Graduado em Gestão Comercial e graduando do 5° termo de Direito pela
Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.

Contribuição: Ferreira Lima Pompei Advogados

Patrocinadora Master do 1º Aniversário Apressa, Meep surpreende com Soluções de Pagamento que redefinem a experiência do cliente

A Meep é uma empresa mineira de tecnologia que desenvolve soluções de pagamento, atendimento e gestão que proporcionam mais agilidade nas vendas para oferecer o que os empresários precisam e o que os consumidores querem: lugares e experiências incríveis.

Com filiais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, além de quase 20 parceiros espalhados pelo Brasil, a empresa conta com aproximadamente 1.500 clientes fixos e quase 1.400 clientes na base de eventos. Até janeiro de 2023 já realizaram quase 4.000 eventos no Brasil, além de contarem com mais de 1 milhão de pessoas cadastradas no aplicativo Meep, uma espécie de assistente de lazer que traz, para o usuário, a possibilidade de escolher e acompanhar a programação do estabelecimento favorito.

As soluções da Meep, que estão no mercado desde 2015, envolvem autoatendimento, PDV, caixa móvel, cardápio digital, app e gestão. Elas se destacam em estabelecimentos como casas noturnas, bares, restaurantes, e eventos, mas há também soluções personalizadas para outros vários tipos de negócios, como redes e franquias, cantinas escolares, praças de alimentação, estádios, clubes e parques.

A filial em SP tem uma atuação expressiva desde Dezembro de 2021, e conta com grandes nomes na cartela de clientes, como Arena XP, Estádio Morumbi, SPFC e Trabuca JK. Até o momento já estiveram presentes em quase 300 casas fixas, além de atuarem em aproximadamente 150 eventos. 

A Meep estará presente no 1º Aniversário Apressa como patrocinadores master, iniciando a experiência do público com o cartão cashless personalizado, enviado junto ao convite, que será utilizado através do APP Meep, além de muitas novidades durante o evento!

Fonte: Meep

Freelancer em restaurante: a solução para o seu negócio

Empreender no Brasil está longe de ser uma tarefa simples, seja qual for o setor, mas se trata de uma questão especialmente mais difícil quando é do ramo de restaurantes. Essa dificuldade se dá, porque, além de uma série de questões sanitárias e burocráticas, os encargos para a contratação de profissionais são extremamente limitantes.

Felizmente, já é possível contar com soluções como a da Closeer, que facilita a contratação de profissionais freelancers para atender a demanda oscilante de um restaurante. 

Isso permite que a sua empresa atenda a todos os pedidos com a mesma qualidade, elevando temporariamente o número de colaboradores.

Freelancer em restaurante: Benefícios de contratar

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de dispor da mão de obra freelancer no seu restaurante, veja os benefícios abaixo que podem fazer você mudar de ideia diante desta solução!

Economia

O ponto mais atrativo de um profissional freelancer é a economia que este proporciona ao restaurante. Isso acontece já que se trata de um colaborador que não será necessário dispor de encargos, como impostos, transporte, plano de saúde, entre outros benefícios. 

Ou seja, você paga pelas horas trabalhadas e nada mais, maximizando o custo e garantindo maior economia.

Flexibilidade

Ter um profissional contratado garante que ele estará sempre em serviço. O que nem sempre é positivo, principalmente quando a demanda está baixa. 

Por isso, os freelancers oferecem uma flexibilidade maior diante a sazonalidade constante no setor de restaurantes. Logo, você contará com mais colaboradores apenas quando a demanda for maior.

Variedade

Outro benefício relevante e que oferece uma grande solução para restaurantes é a ampla variedade de profissionais freelancers disponíveis. 

Portanto , você pode encontrar cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiros e entregadores, garçons. Até mesmo mão de obra para a parte técnica e pertinente ao funcionamento dos restaurantes, como faxineiros, eletricistas, pintores, dentre outros.

Aprendizado

Um profissional freelancer já está habituado a atuar em diversos restaurantes do setor, empregando as mais diversas soluções para uma série de situações. Ao encontrar um colaborador com essa experiência o estabelecimento soma um aprendizado distinto para os demais, que passam a contar com essa nova abordagem.

Sendo assim, as novas tecnologias vieram para somar uma série de soluções para os restaurantes, e a contratação de profissionais freelancers é apenas mais uma. Ela integra uma série de propostas inovadoras para o setor, ampliando a rede clientes, aumentando o faturamento e oferecendo um horizonte com uma larga possibilidade de crescimento.

Como as soluções propostas pelo iFood, onde além de ofertar a ferramenta de marketplace, ainda conta com um eficiente programa de benefícios para restaurantes associados, o Vantagens do Chef, que oferece o serviço da Closeer, uma ferramenta que permite encontrar profissionais qualificados, pagos apenas pelas horas trabalhadas.

Restaurantes que não estão associados ao iFood, e contam com outras soluções na hora de ofertar o seu cardápio de delivery, também podem dispor dos serviços da Closeer, basta clicar na aba para empresas e conferir todas as vantagens de utilizar a plataforma para encontrar profissionais freelancer.

Fonte: Closeer

Fundador do AppJusto propõe ‘Cadastro Único’ de entregadores

Um dos fundadores do AppJusto, Pedro Andrade defende a criação de um “cadastro único” para regulamentar a atividade dos entregadores no país.

O AppJusto é um aplicativo de delivery de comida lançado no ano passado com a proposta de cobrar uma comissão menor dos restaurantes e melhorar a remuneração dos entregadores, possibilitando a negociação dos valores das corridas.

Por que isso é importante?

A regulamentação do trabalho em aplicativos será uma das prioridades do terceiro mandato de Lula, que começa no mês que vem. O próprio Luiz Marinho, cotado para Ministro do Trabalho, já manifestou em entrevista a esta coluna a necessidade de encarar esse desafio. “Mas se o governo não tiver acesso a dados precisos não vai dar para fazer política pública”, justifica Andrade.

Como funcionaria o cadastro único?

A ideia do fundador do AppJusto é criar uma plataforma independente, mas regulada pelo poder público, para organizar os dados das pessoas que trabalham com entregas no país. Atualmente, toda a informação sobre a atividade dos entregadores é controlada pelos aplicativos, como iFood e Rappi.

Dentre outras coisas, só os sistemas dessas empresas conseguem calcular o número de corridas que um entregador faz ou o tempo que ele passa conectado ao app. Pela proposta de Andrade, os aplicativos seriam obrigados a repassar esses e outros dados ao cadastro único.

Questão de saúde

Recentemente, a CPI dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo revelou que, nos últimos seis anos, a proporção de motociclistas de aplicativo atendidos no Hospital das Clínicas, referência nacional no tratamento de traumas, subiu de 20% para 80% dos pacientes.

Com o cadastro único, seria possível, por exemplo, depurar dados sobre acidentes de trânsito e conhecer os aplicativos campeões nesse tipo de ocorrência.

Além disso, ao cruzar as informações de diversos apps, o cadastro único também poderia limitar a jornada dos entregadores. Isso evitaria que o profissional acumulasse entregas em diversas plataformas, desacelerando o ritmo de trabalho e reduzindo a probabilidade de acidentes.

Punições mais justas

Um eventual cadastro único também ajudaria a resolver problemas cotidianos que prejudicam não só entregadores, mas também os aplicativos. Segundo Andrade, há profissionais que deixam de fazer entregas e se apropriam dos pedidos dos clientes por não temerem eventuais sanções. Isso é mais comum entre os apps de menor porte, que oferecem menos corridas e geram menos renda.

Com um sistema unificado, entregadores que deliberadamente cometem irregularidades em um determinado aplicativo poderiam ser impedidos de trabalhar em outros. Por outro lado, punições injustas aplicadas por apps a entregadores também poderiam ser analisadas pelo cadastro único. “Esse órgão poderia servir como um campo de mediação entre as partes”, defende Andrade.

Previdência garantida e proporcional

O cadastro único também contribuiria para resolver outra questão urgente: a contribuição de aplicativos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para Andrade, uma plataforma independente poderia cobrar e fiscalizar a contribuição para a Previdência de forma proporcional, de acordo com o número de corridas que o entregador faz para cada empresa.

Na avaliação do criador do AppJusto, isso ajudaria a dar fôlego financeiro a concorrentes menores em um mercado amplamente dominado por iFood e Rappi.

Quais são os entraves?

A criação de um cadastro único vai esbarrar na dificuldade de convencer os aplicativos — principalmente, os líderes do segmento — a compartilhar informações sensíveis para seus negócios. Inclusive, Andrade já antevê o principal argumento legal que pode ser usado pelas plataformas para rechaçar o cadastro único: uma suposta afronta à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Leis desse tipo foram criadas no mundo inteiro para permitir que as pessoas tivessem mais privacidade e controle sobre os seus dados. E isso é muito importante”, afirma Andrade. “O problema é que essas leis vêm sendo usadas totalmente ao contrário, para possibilitar que as empresas deixem de ser transparentes”, finaliza.

Fonte: UOL