São Paulo é conhecida por ter inúmeras cidades com diversos programas para serem feitos e explorados. Entre essas opções estão as rotas do vinho, que estão espalhadas por todo o estado e somam 66 lugares para lá de interessantes.
Pensando nisso, o estado decidiu “inaugurar” esses locais para se tornarem de conhecimento popular e assim chamar o público para se entreter e levar seus familiares para fazerem um estilo de passeio que é muito popular em países do exterior.
Dessa vez, você não precisará ir até a Itália para tomar um bom vinho se você está pertinho da capital ou, até mesmo, dentro dela. Por exemplo, São Roque possui uma das vinícolas mais populares do estado, contendo vinhos de produção própria e que oferecem experiências divertidas e únicas aos visitantes.
Mas dentro desse mapeamento realizado por São Paulo, você também pode encontrar outros lugares que mais te agradam, desde a programação até a distância. Para dar uma olhada em como o projeto funciona, basta acessar o site rotasdovinho.sp.gov.br.
Dentro da plataforma, existe a aba “mapa interativo” para você encontrar onde estão localizadas cada vinícola, além das seções como Circuito das Frutas, Bandeirantes, Alto Mogiana, Alto da Mantiqueira, entre outros, para te dar um norte maior nas suas buscas e, se desejar, curtir cada lugar seguindo esse guia.
O programa realizado visa melhorar o desenvolvimento e crescimento desses empreendimentos que produzem, além da valorização do vinho brasileiro, melhorando a economia e a cultura. Dentro dessa proposta, muitos setores da área serão prestigiados, como hotéis da região, restaurantes, etc.
Ainda falando em vinhos, você sabia que o consumo no Brasil aumentou em torno de 2,7 litros por pessoa só em 2024? Em entrevista, Malu Savieri, diretora da ProWine, conta que o brasileiro adora se aventurar em novas bebidas: “O consumidor brasileiro ainda é jovem, está aprendendo a entender sobre o vinho, e isso faz com que ele esteja aberto a novidades”.
E não pense que as fabricantes de vinho não estão de olho nessas tendências, pois grandes produtoras do nosso país estão inovando cada vez mais na produção de vinhos, incluindo versões sem álcool que estão apresentando uma alta no mercado, visto que grande parcela dos jovens está se adequando ao estilo saudável e preferindo bebidas zero.
Por exemplo, a vinícola Aurora é um desses grandes apostadores em vinhos sem teor alcoólico, já visando o público da geração Z. Inclusive, pode ser que uma dessas produtoras de São Paulo já esteja dentro da estratégia.